Miniatura
Título
[Depoimento de José J. Veiga]
Denominação
Áudio em Fita Magnética
Resumo descritivo
Depoimento do escritor e jornalista José Veiga para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 27min. Veiga fala sobre sua carreira e sobre os desafios da profissão de escritor. Ele cita uma realidade curiosa: o título de um livro nem sempre é dado pelo autor. Muitas vezes, ele é definido pelo editor ou empresário que se baseia em um conhecimento de mercado e demanda do público-alvo. O jornalista conta que nos Estados Unidos, quando um autor tinha seu título recusado, diversas editoras utilizavam nomes pré-definidos guardados em fichários. O escritor conta que procurava nomear seus livros com títulos capazes de despertar curiosidade nas pessoas. Cita-se como exemplo a obra “Sombras de Reis Barbudos”. A interlocutora destaca que os personagens do autor tem como característica demonstrar o sofrimento causado por avanços tecnológicos e pelas deteriorações das condições de vida. José cita, ainda, o contexto da obra “Os Pecados da Tribo”, onde os personagens voltam à condição tribal numa era pós-tecnológica.
Mídias relacionadas
VEIGA, José J. Sombras de Reis Barbudos. 2 ed. [S.I]: Círculo do Livro, 1975. 139p. VEIGA, José J. Os Pecados da Tribo. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. 122p.
Data de produção
[26? out. 1977]
Condições de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Local de produção
Brasil > Rio Grande do Sul > Porto Alegre
Dimensões
01 fita cassete de áudio
Autoria
MuseCom
Número de registro
MCOM 0220-S
Código de identificação na Brasiliana
813b3ec9f54f6a583c728856220f3b1e
ID origem
143676
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
Fita magnética