Miniatura
Título
[Profecia Sibilítica]
Denominação
Pintura religiosa
Resumo descritivo
Pintura religiosa, composta por tecido (linho) costurado em quatro retângulos horizontais, com representação de cena religiosa, pintada em posição vertical, nos tons vermelho, amarelo, azul, branco, preto, verde escuro e cinza. Em primeiro plano, destacam-se cinco figuras humanas ajoelhadas sobre a relva. À esquerda da cena, figura masculina, jovem, representando Santo Antônio, com olhar e cabeça voltados para baixo, tendo cabelos pretos em tonsura, trajando hábito franciscano fechado à frente através de botões (sete deles aparentes) e mãos em posição de oração. Ao lado de Santo Antônio, outra figura masculina, eclesiástica, idosa, com barba grisalha e espessa, tem o olhar direcionado para cima e usa mitra amarela encimada por cruz latina. (Cont. em Observações).Ao centro, figura masculina, de meia-idade, de perfil, com cabelos, sobrancelhas e barba em tom preto, usa mitra amarela arrematada por cruz latina e direciona o olhar para o alto. Traja túnica larga sobreposta por sobrepeliz e capa em tom azul, além de sapatos pretos. Mãos em posição de oração. Ao seu lado, figura feminina, jovem, possui cabelos pretos, partidos ao meio, sob véu curto, tendo a cabeça inclinada e o olhar voltado para baixo. Traja indumentária religiosa e tem as mãos em posição de oração. Atrás da figura feminina, outro eclesiástico é representado idoso, de cabelos pretos compridos e barba branca espessa, direcionando o olhar para cima, com a cabeça ornada por mitra amarela arrematada por cruz latina, em tom vermelho. Ao centro, representação de relva em tom verde escuro. Em segundo plano, à direita, representação de metade do sol, em tom amarelo, de onde sobressaem raios, em tom vermelho, tendo, à esquerda da cena, anjo desnudo, parcialmente de perfil, tendo cabelos pretos curtos e partidos ao meio, com asas nos tons azul e verde e olhar direcionado à frente. Apresenta seu braço direito flexionado e posicionado na altura da barriga, e seu braço esquerdo estendido lateralmente. Sua perna esquerda encontra-se posicionada um pouco mais atrás. Anjo envolto por nuvens em tom acinzentado e céu azul. Na parte superior da peça, tubo de madeira e aros de metal, presos a cordão para prender em espécie de estandarte. A ficha catalográfica anterior faz referência ao título da peça como “sibila”, mas não há nenhuma pesquisa específica a respeito, apenas o significa- do “Sibila= mulher a quem se atribuía o dom da profecia e o conhecimento do futuro (Enciclopédia Portuguesa e Brasileira).”. Uma pesquisa mais aprofundada pode levar à conclusão que a pintura caracterizaria um aspecto comum em algumas igrejas do antigo Arraial do Tijuco – a colocação dos “painéis sibilíticos”, utilizados nos retábulos durante o período da Semana Santa, conforme pode ser comprovado no livro de Aires Mata Machado sobre o arraial que cita “umas sibilas pintadas em pano para cobrir o altar no tempo da Quaresma”, existentes até meados da década de 90 do século XX, na Igreja das Mercês de Diamantina (MG). A pintura pode caracterizar apenas a profecia de uma das Sibilas (Pérsica; Eritréia; Délfica; Líbica; Sâmia; Agripa; Tiburtina; Helespôntica; Frigia, Cuméia e Européia) – pesquisar nos arquivos da Igreja das Mercês de Diamantina e no Inventário de Bens Móveis, no Escritório Técnico do IPHAN. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990). 2) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 21/12/1995.
Data de produção
Século XVIII/XIX
Local de produção
Minas Gerais
Dimensões - altura
252,5
Dimensões - largura
109
Classificação
Autoria
Caetano Luiz de Miranda (?)
Número de registro
142
Museu
Código de identificação na Brasiliana
91617182a77620bade9b00df727d7912
ID origem
31400
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
costura | policromia | tecido | tinta