Título
O martírio das onze mil virgens
Denominação
Pintura religiosa
Resumo descritivo
Representa a lenda do martírio de Santa Úrsula e das onze mil virgens, suas damas de companhia, ocorrido na cidade de Colônia, Alemanha, no ano de 383. A motivação teria se dado pela recusa de Úrsula em se casar com Átila, rei dos hunos, povo bárbaro que dominava a região.
Na base inferior, a cena apresenta corpos caídos e dois soldados hunos em ação, um apontando arco e flecha em direção a Úrsula, que ocupa o centro da composição, e outro degolando com sabre um homem no solo.
A futura santa está rodeada por homens e pelas virgens com feições de desespero e com os olhares voltados para o céu, de onde pendem de nuvens e em voo três anjos que seguram coroas de louro e ramos de palmeira, emanando do anjo central raios que compõem o ponto de luz da obra. Santa Úrsula está ajoelhada, em prece, com o rosto voltado para o alto. Seus cabelos são loiros, longos e ondulados. Pele clara, corpo volumoso, rosto redondo, olhos distantes um do outro, nariz e boca pequenos. Suas vestes são em azul claro, com capa em tom de dourado, porta coroa na cabeça.
Data de produção
16--
Condições de reprodução
Domínio público, ver http://mhn.acervos.museus.gov.br/uso-de-imagem/
Dimensões - largura
98,00
Dimensões - profundidade/comprimento
115,00
Classificação
Autoria
Escola Flamenga
Número de registro
305360
Código de identificação na Brasiliana
0885c37b813b1f7202b8499ed0e907ce
ID origem
630387
Coleção
Cidade
UF
Estado de Convervação
Material/Técnica
cobre | óleo