Miniatura
Título
[Profecia Sibilítica]
Denominação
Pintura religiosa
Resumo descritivo
Pintura religiosa, composta por tecido (linho) costurado em quatro retângulos horizontais, com representação de cena religiosa, pintada em posição vertical, nos tons vermelho, amarelo, azul, branco, preto, verde escuro e cinza. Em primeiro plano, destacam-se quatro figuras humanas ajoelhadas sobre a relva. À esquerda da cena, figura feminina, jovem, de perfil, com a cabeça e olhar voltados para baixo, trajando túnica longa e com a cabeça coberta por véu curto, tendo as mãos em posição de oração. Ao centro, figura masculina, representando o Rei Davi, posicionado de perfil, com a cabeça e o olhar direcionados para cima, em atitude de adoração e mãos em posição de oração. Possui cabelos longos pretos e barba espessa grisalha, trajando túnica curta azul e amarela (de guerreiro) sobreposta por manto longo, com espada na cintura. (Cont. em Observações)Apresenta sua perna direita flexionada e posicionada mais à frente, e a perna esquerda voltada para trás, com sandálias de tiras até os joelhos. Na cabeça, traz a coroa real com três cruzes latinas arrematadas por três pontas ornadas por círculos. Ao seu lado, figura masculina, eclesiástica, idosa, com cabelos longos castanhos escuros e barba grisalha, tendo o olhar voltado à esquerda e trajando túnica e mitra episcopal arrematada por cruz latina, em tom amarelo. À esquerda da cena, figura masculina, jovem, representando santo com hábito franciscano sobreposto por capa, tendo cabelos castanhos escuros e em tonsura, posicionada em direção à figura central, com a cabeça inclinada e o olhar voltado para baixo. Apresenta as mãos sobre o peito. Ao centro da cena, representação de relva em tom verde escuro. Em segundo plano, à esquerda, representação de metade do sol, em tom amarelo, de onde sobressaem raios, em tom vermelho, tendo, à direita da cena, anjo desnudo, parcialmente de perfil, tendo cabelos pretos curtos e partidos ao meio, com asas nos tons azul e verde e olhar direcionado à frente. Apresenta seu braço esquerdo flexionado e posicionado na altura da barriga, e seu braço direito estendido lateralmente. Sua perna direita encontra-se posicionada um pouco mais atrás. Anjo envolto por nuvens em tom acinzentado e céu azul. Na parte superior da peça, tubo de madeira e aros de metal, presos a cordão para prender em espécie de estandarte. A ficha catalográfica anterior faz referência ao título da peça como “sibila”, mas não há nenhuma pesquisa específica a respeito, apenas o significado “Sibila= mulher a quem se atribuía o dom da profecia e o conhecimento do futuro (Enciclopédia Portuguesa e Brasileira).”. Uma pesquisa mais aprofundada pode levar à conclusão que a pintura caracterizaria um aspecto comum em algumas igrejas do antigo Arraial do Tijuco – a colocação dos “painéis sibilíticos”, utilizados nos retábulos durante o período da Semana Santa, conforme pode ser comprovado no livro de Aires Mata Machado sobre o arraial que cita “umas sibilas pintadas em pano para cobrir o altar no tempo da Quaresma”, existentes até meados da década de 90 do século XX, na Igreja das Mercês de Diamantina (MG). A pintura pode caracterizar apenas a profecia de uma das Sibilas (Pérsica; Eritréia; Délfica; Líbica; Sâmia; Agripa; Tiburtina; Helespôntica; Frigia, Cuméia e Européia) – pesquisar nos arquivos da Igreja das Mercês de Diamantina e no Inventário de Bens Móveis, no Escritório Técnico do IPHAN. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990). 2) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 21/12/1995.
Data de produção
Século XVIII/XIX
Local de produção
Minas Gerais
Dimensões - altura
250
Dimensões - largura
99,5
Classificação
Autoria
Caetano Luiz de Miranda (?)
Número de registro
143
Museu
Código de identificação na Brasiliana
0f2dfb8dc443106968b3719bf522c5fe
ID origem
31409
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
costura | policromia | tecido | tinta