1
Motivos e benefícios para aderir
Aumentar a visibilidade dos acervos digitais do seu museu por meio de um portal de visibilidade nacional: a Brasiliana dará o link direto de cada objeto cultural para seu site de origem.
Ampliar a audiência de suas coleções para novos públicos de educadores, pesquisadores e da indústria criativa: estimular o reuso de dados.
2
Requisitos
A coleção a ser disponibilizada está digitalizada (deve ser possível apontá-la com um link da web) e as descrições dos objetos (metadados) estão disponíveis digitalmente.
A coleção é sobre o Brasil ou produzida e de propriedade de uma instituição brasileira.
3
Critérios técnicos
As descrições digitais da sua coleção (metadados) são enviadas no formato especificado pelo Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados (INBCM): Resolução Normativa Ibram nº 6, de 31 de agosto de 2021 — Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (www.gov.br). Dentre os 15 metadados descritos no INBCM, somente o número de registro, denominação e/ou título, Material e/ou técnica e condições de reprodução são obrigatórios para a agregação à brasiliana, sendo os outros metadados facultativos.
4
Licenças
Foi avaliada a situação dos direitos autorais da coleção que deseja publicar.
As condições de uso das imagens disponibilizadas estão informadas, contendo a indicação se o item (1) está em Domínio Público, (2) se possui uma licença que informa as condições de uso (ex.: “Creative Commons”), ou (3) apresentar link para página que esclareça as condições de utilização.
As descrições digitais da coleção (metadados) estão disponíveis para reutilização sem restrições.
Para o Instituto Brasileiro de Museus, o que regulamenta sua posição a respeito dos direitos está documentado na Resolução Normativa Ibram nº 15, de 14 de março de 2022.
5
Publicação dos dados
Se a instituição se adequa aos critérios dos 4 passos anteriormente apresentados seus dados poderão ser publicados. Para fazer sua adesão preencha o formulário.
Dúvidas, informações e esclarecimentos visite a página de Contato.