Dados abertos são dados que podem ser livremente acessados, usados, reutilizados e compartilhados por qualquer pessoa, sem restrições de direitos autorais, patentes ou outras restrições de propriedade intelectual. Esses dados são geralmente disponibilizados em formatos digitais que podem ser facilmente acessados, baixados e processados por máquinas.
Os dados abertos têm se tornado cada vez mais importantes para a democratização do acesso à informação e para a promoção da transparência e da colaboração entre instituições e indivíduos.
O Ibram trabalha para disponibilizar cada vez mais informações sobre os acervos dos museus na plataforma Brasiliana Museus. A Brasiliana Museus é uma plataforma que reúne atualmente informações sobre as coleções dos museus do Ibram, permitindo o acesso a dados de milhares de objetos e documentos digitais.
Os dados disponibilizados na Brasiliana Museus incluem metadados como denominação, autor, data de produção, material/técnica, dimensões e descrição, além de imagens. Esses dados podem ser utilizados para pesquisa, educação, criação de conteúdo e outras atividades relacionadas à cultura e ao patrimônio sem necessidade de solicitação de autorização prévia por parte do Instituto Brasileiro de Museus. Para maiores informações, consultar política de Acesso Aberto ao Conhecimento disponível na Resolução Normativa IBRAM Nº 16, de 17 de março de 2022.
Recomendamos que, antes de fazer o download de uma imagem do objeto, verifique se no metadado Condições de Reprodução há algum tipo de restrição ou licença atribuída.