Miniatura
Denominação
Oratório de pousar
Resumo descritivo
Oratório de pousar, de médio porte e manufatura erudita, confeccionado em madeira (cedro) entalhada, policromada e dourada, em estilo D. José I. Móvel com estrutura aberta na parte frontal, tendo frontão em rocalha, concheados e volutas com fundo em marmorizado nos tons azul, vermelho e marrom. Apresenta cimalha em leve curvatura ornado por dupla de frisos dourados. Laterais do móvel com as extremidades superior e inferior abauladas e divididas em três faces pintadas com fundo azul, contendo três molduras com fundo branco ornadas por volutas e motivos florais em tom azul. Parte frontal das laterais em marmorizado seguindo a mesma padronagem do frontão, emolduradas por friso dourado contendo folha de acanto na parte superior e rocalha na parte inferior, ambas em dourado. Perfil de camarim dourado ornado por volutas contrapostas e pequenas rocalhas. Parte interna do objeto incluindo teto, laterais e fundo em tom azulado ornado por rosinhas-de-malabar nos tons vermelho escuro e claro, castanho e com ramagens em tom azul e dourado, além de molduras em série de arcos decorados internamente por motivos florais em tinta preta sobre fundo esbranquiçado. (Cont. em OBSERVAÇÕES). Parte inferior interna do móvel composta por três peanhas unidas na base, em tom bege, com ornatos em relevo compostos por folha de acanto e volutas douradas. Da peanha central sobressai crucifico (sem o Cristo), dourado e raiado, com as três extremidades da cruz ornadas por volutas e frisos. Base da cruz ladeada por volutas contendo, na parte frontal, pequena peanha com a mesma padronagem decorativa. Base do oratório encimada por friso e com rocalha na parte central inferior, posicionada de forma invertida e ladeada por emolduramento com fundo em tom bege (tendo vestígios de bolo armênio), cercada por frisos dourados sobre fundo azulado. Peça apoiada sobre quatro pés recortados em curvas e arrematados por volutas douradas. Parte posterior do objeto em tábua lisa e removível com sistema de abertura através de quatro tramelas de madeira dispostas nas extremidades da tábua. Foram encontrados três dossiês referentes ao oratório n° 208 e seus complementos, como cruz e peanha (contendo numeração bipartida: 208 a; 208 b; 208 c). Toda documentação anterior foi unificada como “oratório de pousar” e os detalhes citados na . Medidas complementares: (Base) – H=24,0 cm; L=47,5 cm; (Cruz) – H=61,0 cm; L=34,5 cm. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha cadastral do Ministério da Educação e Cultura, datilografada e assinada pelo informante e pelo dirigente do órgão, Antonio Eugenio Nascimento e João Brandão Costa (respectivamente), datada de 06/12/1970. 2) Ficha cadastral do MEC/ Iphan, datilografada, com o nome de Antonio Eugenio Nascimento, datada de 11/11/1974. 3) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. 4) 03 Fichas de Catalogação de Acervo Museológico, registradas por Tânia Bravo Leite (1989) e revisadas pela museóloga do Museu da Inconfidência, Celina Santos Barboza, em 1989 (fichas datilografadas). 5) 03 Fichas de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinadas por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1991), cada uma com foto preto-e-branca. 6) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 17/01/1996.
Data de produção
Século XVIII
Local de produção
Brasil | Minas Gerais
Dimensões - altura
133
Dimensões - largura
68,5
Dimensões - profundidade/comprimento
26
Classificação
Autoria
Não identificada
Número de registro
208
Museu
Código de identificação na Brasiliana
5288274fa499f6e3ad24c959093fcd5a
ID origem
31686
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | policromia | tinta