Miniatura
Título
[Depoimento de José Louzeiro]
Denominação
Áudio em Fita Magnética
Resumo descritivo
Depoimento do escritor e jornalista José Louzeiro para o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa com duração aproximada de 1h4min. Louzeiro fala de sua trajetória como jornalista e conta sobre o momento em que adentrou de fato na Literatura. Ele explica que estava num momento financeiro difícil quando o jornal carioca Tribuna da Imprensa anunciou um concurso de contos. Uma só história que fosse premiada pagava cerca de metade do salário mensal de José Louzeiro. Então, por incentivo de amigos próximos, o escritor resolveu enviar três contos e, para sua surpresa, os três foram premiados. A partir do sucesso no concurso e com ainda mais incentivo de seus amigos e conhecidos, o escritor decidiu desenvolver seu primeiro livro chamado “Depois da Luta”, contendo 12 contos. Já em 1960, o autor publicou duas novelas em um livro, sendo elas “Acusado de Homicídio” e “Ponte Sem Aço”. Esta última estabeleceu uma ligação entre José Louzeiro e o grupo literário concretista. Este fato, somado à receptividade da crítica especializada, fizeram com que o envolvimento do autor com a Literatura nunca mais se enfraquecesse.
Mídias relacionadas
LOUZEIRO, José. Depois da Luta. 1 ed. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1958. 139p. LOUZEIRO, José. Acusado de Homicídio. 1 ed. Rio de Janeiro: [S.I.], 1960. 166p.
Data de produção
[26? out. 1977]
Condições de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Local de produção
Brasil > Rio Grande do Sul > Porto Alegre
Dimensões
02 fitas cassete de áudio
Autoria
MuseCom
Número de registro
MCOM 0221-S
Código de identificação na Brasiliana
a149dcd63a7ebb4804e788e71033da82
ID origem
144229
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
Fita magnética