Miniatura
Título
[Depoimento de Josué Guimarães]
Denominação
Áudio em Fita Magnética
Resumo descritivo
Depoimento de Josué Guimarães para o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa com duração aproximada de 1h. O escritor e jornalista gaúcho, natural de São Jerônimo, fala de suas vivências, do pouco tempo em que morou na cidade natal e das memórias de infância e adolescência em Rosário do Sul (RS), que inspiraram perspectivas, histórias e até personagens de suas obras. O escritor aborda também sua educação e as relações familiares. Fala de seu pai que era pastor protestante e que exercia certa influência sobre os moradores de Rosário. Josué Guimarães também revela autores favoritos. Ele relata que, em Porto Alegre, formou-se e iniciou a carreira como jornalista. Conta que atuou nos jornais "A Hora" e "Diário de Notícias" até ser convidado para assumir a chefia de gabinete de João Goulart na Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do posicionamento a favor do movimento da Legalidade. Explica que recebeu, posteriormente, o convite de João Goulart para importantes cargos, mas que não houve tempo de assumir e, em 1964, foi para a cidade de Santos, onde trocou sua identidade e permaneceu gerindo uma livraria. Relata que, em 1969, encontrado pela Polícia Federal, foi preso, mas respondendo ao inquérito em liberdade, retornou a Porto Alegre. Por fim, Josué conta sobre sua nova fase no "Diário de Notícias" e do trabalho em uma agência de publicidade. Fala de seus ideais e projetos, do período morando e produzindo em Portugal, e da receptividade de sua recente trilogia: "A Ferro e Fogo".
Mídias relacionadas
GUIMARÃES, Josué. Depois do Último Trem. 1. ed. [S. l.]: L&PM, 1973. 144 p. GUIMARÃES, Josué. Os Tambores Silenciosos. 1. ed. Porto Alegre: L&PM, 1976. 224 p. GUIMARÃES, Josué. A Ferro e Fogo I: Tempo de Solidão. 1. ed. Porto Alegre: L&PM, 1972. 286 p. v. 1.
Data de produção
03 ago. 1976
Condições de reprodução
Acervo protegido pela Lei 9.610/98. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Local de produção
Brasil > Rio Grande do Sul > Porto Alegre
Dimensões
01 fita cassete de áudio
Autoria
MuseCom
Número de registro
MCOM 0009-S
Código de identificação na Brasiliana
b83507563212aaa444638541755cd0c1
ID origem
132588
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
Fita magnética