Miniatura
Título
São José de Botas
Denominação
Santo
Resumo descritivo
Escultura religiosa, de médio porte e manufatura semi-erudita, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, policromada e dourada, representando São José de Botas com resplendor de metal (prata). Figura masculina, de meia-idade, de pé, com o corpo ligeiramente voltado à direita, tendo cabelos semilongos, pintados em tom castanho escuro, partidos ao meio (com estrangulamento na altura do pescoço), estriados e com mechas em “S” e “C” caídas nas costas. Apresenta testa curta, orelhas parcialmente aparentes, olhar voltado para baixo, com olhos pintados em tom castanho claro, sobrancelhas delgadas e bem delineadas, em tom castanho, tez com carnação em tom bege, nariz arrebitado, ossatura do rosto saliente, boca entreaberta com lábios em tom vermelho, sendo o inferior mais carnudo, barba ondulada e bigode em tom castanho escuro e pescoço largo. Tem seus braços flexionados. Com seu braço esquerdo segura o Menino Jesus, este de perfil, desnudo, de rosto redondo, com tez em carnação bege, cabelos cacheados curtos e dourados, olhos em tom azulado, nariz arrebitado, bochechas salientes e boca pequena com lábios em tom vermelho. Apresenta seu braço direito estendido lateralmente e apoiado sobre o ombro do santo e seu braço esquerdo na mesma direção com a mão sobre o peito de São José. Pernas flexionadas com os pés encostados na barriga do santo. (Cont. em Observações).São José traja túnica longa, cintada, de mangas compridas, gola arredondada e pregas bem marcadas em sentido vertical, ornada por motivos fitomorfos e florais e tracejado horizontal (na técnica do esgrafito). Túnica sobreposta por manto estofado, com a lateral esquerda da indumetária esvoaçante, tendo a parte interna em tom bege e barra dourada, e a parte externa em dourado ornada por motivos florais nos tons vermelho e verde, com pregas largas e bem marcadas na parte posterior. Panejamento movimentado. Pés calçados com botas pretas, de cano longo e bico arredondado. Tem sua perna direita ligeiramente flexionada com o pé posicionado mais atrás. Imagem apoiada sobre base octogonal em tom vermelho ornada por motivos florais dourados. Ausência do cajado florido (atributo). Peça localizada no interior do oratório de nº de inventário 196. A ficha catalográfica de 1989/1989 observa que “nos arrolamentos de 1981 e 1987 não dizem que este santos tem resplendor” (pesquisar). A ficha do resplendor cita como números anteriores: 33 (Arrolamento/ 1981); 140 (Arrolamento/ 1987). Documentação do resplendor: 03 fichas cadastrais sem foto (manuscrita – de fichário; datilografada e de conservação – vide dossiê). Medidas complementares (base): L=11,0 cm; Prof.=10,0 cm. Medidas do resplendor: H=6,75 cm; L=4,57 cm. Medida da imagem com resplendor: H=39,0 cm. do resplendor: peça em metal (prata) martelado e cinzelado contendo flor central circundada por raios e com haste na parte posterior para encaixe na cabeça do santo. Estado de conservação: bom. Obs: O resplendor deve ter sido adaptado, não aparentando ser original do santo. Documentação encontrada no dossiê: Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. Ficha de Catalogação de Acervo Museológico, registrada por Tânia Bravo Leite (1989) e revisada pela museóloga do Museu da Inconfidência, Celina Santos Barboza, em 1991 (ficha datilografada). Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1991), com foto preto-e-branca. 01 foto colorida. 5) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 10/01/1996.
Data de produção
Século XVIII
Local de produção
Brasil | Minas Gerais
Dimensões - altura
33,4 (s/ resplendor)
Dimensões - largura
15
Dimensões - profundidade/comprimento
10
Classificação
Autoria
Não identificada
Número de registro
166
Museu
Código de identificação na Brasiliana
f007d6c476a3608993fbe7b723142155
ID origem
31489
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
cinzelagem | douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | martelagem | metal | policromia | tinta