Miniatura
Título
Santo Sudário
Denominação
Pintura religiosa
Resumo descritivo
Pintura religiosa, biface, a têmpera sobre tecido, representando a parte frontal e a parte posterior do corpo de Cristo. Peça confeccionada em tecido (linho) bege pintada em tinta vermelha. Figura masculina, de meia-idade, em posição frontal e corpo inteiro, com cabelos semilongos, divididos ao meio, arrematados por cachos caídos sobre os ombros. Apresenta gotas de sangue escorrendo sobre a testa curta, sobrancelhas finas, olhos cerrados com cílios longos, nariz aquilino e escoriação na face, boca pequena cerrada, de lábios carnudos, barba e bigode levemente ondulados. Sobre os ombros, representação de sangue escorrendo sobre o peito e braços, tendo escoriação do lado esquerdo do peito. Tem os braços flexionados, com as mãos cruzadas sobre a barriga com as marcas da Crucificação e sangue escorrido. Traja perizônio com amarração lateral do tecido pendente do lado esquerdo da pintura.Pernas posicionadas paralelamente, tendo sangue escorrendo sobre as coxas e joelhos. Pés com dedos longilíneos com unhas bem delineadas, além de escoriações sobre cada pé. Na parte posterior do objeto, representação de costas do corpo de Cristo, com cabelos lisos e semilongos, levemente cacheados nas pontas, tendo sangue escorrendo sobre os ombros. Apresenta perizônio com amarração em tecido à direita da pintura. Braços flexionados. Pernas posicionadas paralelamente, contendo gotas de sangue escorrendo na parte superior, além das marcas das escoriações provenientes da Crucificação no peito dos pés. Medidas complementares: H (bainha superior)=3,5 cm; H (bainha inferior)=4,0 cm. O objeto apresenta as mesmas características estilísticas do artista que pintou a “Verônica”, de nº de registro 0719, também proveniente da Igreja da Luz, em Diamantina (MG) – pesquisar. Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura, com foto preto-e-branca. 2) Foto preto-e-branca (8 x 12 cm). 3) Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1991), com foto preto-e-branca. 4) Ficha datilografada, datada de 28/11/1989. 5) Ficha cadastral do MEC/ Iphan, datilografada, assinada pelo funcionário Antonio Eugenio Nascimento e pelo dirigente do órgão, João Brandão Costa, datada de 06/12/1970. 6) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 17/01/1996.
Data de produção
Século XIX
Local de produção
Brasil | Minas Gerais
Dimensões - altura
244
Dimensões - largura
71,5
Classificação
Autoria
Não identificada
Número de registro
209
Museu
Código de identificação na Brasiliana
4613bfb23e754f69a1cc2162aedcc33a
ID origem
31688
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
costura | monocromia | pintura | tecido | tinta