Bem-vindo(a) à plataforma Brasiliana Museus!
A Brasiliana Museus é uma plataforma online que busca conectar e disponibilizar o patrimônio dos museus brasileiros em um repositório acessível ao público, ampliando o alcance dos acervos para além das fronteiras físicas dos museus. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e à história do país, a plataforma permite que as pessoas possam explorar e pesquisar as coleções de diversas instituições culturais em um só lugar. Qualquer museu brasileiro pode aderir a plataforma e, dessa forma, disponibilizar a documentação do seu acervo e fazer parte desta rede.
Uma das principais características da Brasiliana Museus é a sua abrangência. A plataforma engloba uma ampla diversidade de acervos, abarcando diferentes regiões do país, épocas históricas e áreas de conhecimento. A iniciativa conta com um serviço de busca integrada e também com curadorias temáticas, que reúnem peças de diferentes museus sobre um mesmo assunto. Isso permite que o usuário navegue pelos acervos a partir de conteúdos especializados e possa comparar peças de diferentes museus sobre um mesmo tema.
Ladeira do Castelo. Edgar Parreiras. Museu Histórico Nacional.
A Brasiliana Museus é uma ferramenta inovadora que promove a democratização do acesso à cultura, a preservação do patrimônio e a promoção do conhecimento. Assim, convidamos você a explorar a plataforma e conhecer melhor a riqueza do nosso patrimônio cultural musealizado!
Brasiliana Museus: pesquisa e desenvolvimento de tecnologia livre e brasileira em parceria com a universidade pública
A Brasiliana foi criada em uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Goiás por meio de fomento ao projeto de pesquisa Tainacan. Ela foi desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência de Redes, atualmente com sede na Universidade de Brasília (UnB) e ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB.
O projeto resulta dos esforços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para criação de uma solução de software livre que funcione como um coletador, agregador e difusor de objetos culturais oriundos de repositórios digitais de museus brasileiros.
A arquitetura da Brasiliana foi pensada para ser um agregador que permita coletar, agregar e difundir acervos digitais diretamente de unidades museológicas ou de agregadores de sistemas locais, tais como os sistemas estaduais, municipais ou universitários de museus. A exemplo do que seria um agregador de sistemas, podemos citar o projeto Acervo Digital do Sistema de Museus Estadual de Minas Gerais e o projeto Midiateca Capixaba da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A ideia desta arquitetura de rede pode ser visualizada na figura 01 ao lado.
A Brasiliana foi construída como um agregador que permita o uso de diferentes tecnologias de repositórios digitais em sua estratégia de agregação. A Brasiliana usa tecnologia WordPress+Tainacan em sua concepção de busca, recuperação e exibição da informação. Para a estratégia de coleta e indexação de informação, foram utilizadas as tecnologias disponíveis pela Elastic Stack. Para um acervo digital de um museu estar em condições de ser coletado e fazer parte da rede Brasiliana ele precisa atender a alguns critérios técnicos (ver figura 02 ao lado):
- O repositório precisa estar online e possuir um link disponível para acesso público;
- Qualquer tecnologia de repositório digital pode ser agregada na Brasiliana, tais como Omeka, DSpace, Tainacan, entre outros;
- Os metadados e mídias relacionadas devem ser expostos para coleta por meio de uma API pública permitindo acesso computacional de um coletador automático;
- Os metadados devem estar mapeados seguindo os padrões de descrição de dados do Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados. Para mais informações, ver Resolução Normativa Ibram nº 6, de 31 de agosto de 2021 — Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (www.gov.br).
Para aderir a rede Brasiliana Museus, veja mais informações em como aderir.
Figura 01. Arquitetura de informação da rede Brasiliana Museus
Figura 02. Arquitetura de tecnologias da rede da Brasiliana Museus
Para saber mais
SIQUEIRA, J.; MARTINS, D. L.; LEMOS, D. L. S. Brasiliana museus: serviço de busca e recuperação da informação agregada dos acervos digitais do instituto brasileiro de museus. XXII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, . Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/712/714. Acesso em: 08 set. 2023.
SIQUEIRA, J.; LOPES MARTINS, D. Acervos agregados do Instituto Brasileiro de Museus
desenvolvimento do painel de visualização analítica. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [S. l.], v. 14, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/585. Acesso em: 8 set. 2023.
SIQUEIRA, J.; LOPES MARTINS, D. Recuperação de informação: descoberta e análise de workflows para agregação de dados do patrimônio cultural. Ciência da Informação, [S. l.], v. 49, n. 3, 2020. DOI: 10.18225/ci.inf.v49i3.5399. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5399. Acesso em: 8 set. 2023.
SIQUEIRA, JOYCE; MARTINS, DALTON LOPES . Workflow models for aggregating cultural heritage data on the web: A systematic literature review. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.24498.
SIQUEIRA, Joyce; MARTINS, Dalton Lopes. Serviços de descoberta em escala na web voltados a repositórios digitais utilizados por GLAM’S: uma revisão sistemática de literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos […]. Florianópolis: ANCIB; Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/588. Acesso em: 05 nov. 2019.
SIQUEIRA, Joyce et al. Elements for constructing a data quality policy to aggregate digital cultural collections: ases of the Digital Public Library of America and Europeana Foundation. In: Bisset Álvarez, E. (ed.). Data and Information in Online Environments: DIONE 2021. Cham: Springer, 2021. (Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, v. 378). DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-77417-2_8.
MARTINS, DALTON LOPES ; LEMOS, DANIELA LUCAS DA SILVA ; OLIVEIRA, LUIS FELIPE ROSA ; SIQUEIRA, JOYCE ; CARMO, DANIELLE ; Medeiros, Vinicius Nunes . Information organization and representation in digital cultural heritage in Brazil: Systematic mapping of information infrastructure in digital collections for data science applications. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 1, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.24650.