Miniatura
Título
Lapinha
Denominação
Oratório de pousar com grupo escultórico religioso
Resumo descritivo
Oratório de pousar com grupo escultórico religioso representando a Natividade. Peça de linhas singelas, em estilo D. José I, confeccionada em madeira entalhada, policromada e dourada, de estrutura verticalizada, com a parte posterior em caixa retangular pintada em tom azul na parte superior e nas laterais, ornadas por filetes em tom vermelho e branco (cruzados), tendo, ao centro, rosinhas de malabar nos mesmos tons. Parte frontal do oratório com cimalha abaulada e ornada por palmeta central ladeada por motivos fitomorfos estilizados e volutas em dourado. Objeto contornado por frisos em tom preto emoldurados internamente por volutas e flor dourada, além de friso vermelho. A peça encontra-se dividida em duas partes, sendo a superior em maiores dimensões, ambas emolduradas por vidros. Parte interna superior composta por seis esculturas em pedra branca (talcita), dispostas da seguinte forma: (cont. em observações). Ao centro, Santana Mestra trajando túnica clara com gola em tom marrom e sapatos pretos, sentada sobre cadeiral vermelho com friso dourado, tendo a cabeça voltada para cima, com cabelos castanhos escuros cobertos por véu curto e coroa dourada. Ao seu lado, a Virgem Menina, de pé, trajando túnica clara de gola verde e friso dourado, segurando com as mãos um livro de ensinamentos apoiado sobre o colo da Santana. Santana encontra-se ladeada, à direita, por São Joaquim, idoso, de pé, trajando túnica clara com friso dourado e resplendor também dourado, tendo seu braço direito flexionado e segurando livro de capa vermelha. Imagem apoiada sobre pedestal com marmorizado nos tons bege claro e vermelho. À esquerda da Santana, figura de São Sebastião, jovem, de pé, com cabelos castanhos escuros, seminu, coberto apenas por perizônio com friso dourado e tendo três flechas douradas e chagas representadas através de tinta vermelha dispostas no coração, quadril e perna. Encontra-se com seus braços presos a tronco pintado de verde e com amarras em dourado. Se apresenta descalço sobre pedestal em formato de rochedo estilizado, pintado nos tons verde, vermelho e amarelo. Na cabeça, resplendor dourado. No segundo pavimento da parte interna do oratório, ao centro, Cristo Crucificado, de corpo esguio, trajando perizônio com friso dourado, tendo os braços presos à cruz verde através de cravos em metal, contendo a placa com a inscrição “I.N.R.I.”, em tinta preta e frisos laterais em tom vermelho. Apresenta cabelos lisos e longos, em tom castanho escuro, com mecha caída sobre ombro esquerdo, além de escoriações espalhadas pelo corpo, dispostas nos ombros, braços, peito, joelhos e pés, em tinta vermelha, bem como pingos de sangue escorrendo pelo pescoço e no rosto. Figura de traços delicados, com olhos fechados, nariz aquilino e barba em tom castanho, tendo resplendor dourado sobre sua cabeça. À direita do Cristo, São José de Botas, de pé, trajando túnica clara sob manto com friso dourado, calçando botas de cano longo em tom marrom escuro e detalhe em dourado. Apresenta cabelos longos e barba em tom castanho escuro, tendo a cabeça encimada por resplendor dourado. Com seu braço esquerdo, segura o Menino Jesus (de cabelos claros) e tem seu braço direito flexionado para segurar atributo (lírio – inexistente). À esquerda de Cristo, Nossa Senhora da Conceição, de pé, jovem, trajando túnica clara sob manto, ambos com frisos dourados, tendo as mãos em posição de oração. Apresenta cabeça e olhar voltados para cima, cabelo longos em tom castanho sob véu curto. Perna ligeiramente flexionada e com sapatos aparentes, pintados em tom preto. Imagem apoiada sobre nuvem estilizada, em tom bege, pisando sobre a cobra localizada à direita, em tom verde. Ambas as imagens laterais encontram-se sobre pedestais em marmorizado nos tons amarelo claro e vermelho. Cena cercada por ramagens e flores confeccionadas por fibras naturais. Fundo da parte interna do oratório pintado em tom azul, com representação do sol na parte central, em dourado, cercado por círculo de nuvens brancas contornadas por frisos em tom vermelho claro. Fundo decorado com rosinhas de malabar, nos tons vermelho e com ramagens verdes, cada qual cercada por emolduramento em linhas sinuosas brancas. As imagens que ladeiam o Cristo encontram-se apoiadas sobre peanhas cônicas pintadas em tom vermelho. Parte inferior interna do oratório, representação do nascimento do Menino Jesus, com figura de criança nua, deitada sobre camilha em tom vermelho e dourada, com a cabeça apoiada sobre almofada vermelha. Apresenta cabelos dourados e com as mãos juntas sobre o peito segura o globo terrestre, este em tom esverdeado. À esquerda do Menino, os três Reis Magos, um burrico em tom marrom e ave compõem a cena do Presépio. Ao centro, Nossa Senhora da Conceição com as mãos em posição de oração e, à direita, bovino e figura masculina (São José?) trajando túnica amarela e verde. Cena cercada por folhas e flores secas e fundo pintado de azul claro. Oratório apoiado sobre quatro pés, sendo os posteriores retilíneos e os frontais arrematados por volutas sobre sapata, esta em tom vermelho. Tábua posterior do objeto lisa (sem pintura). Documentação encontrada no dossiê: 1) Ficha datilografada do MEC/IPHAN, referente ao inventário de 1981, sem assinatura. Ficha de Catalogação de Acervo Museológico, registrada por Tânia Bravo Leite (1989) e revisada pela museóloga do Museu da Inconfidência, Celina Santos Barboza, em 1990 (ficha datilografada). Ficha de Acervo Museológico GMCH/MG, em formato de fichário, assinada por Tânia Bravo Leite e por Celina Santos Barboza (1989/1990), com foto (p&b). Duas fotos (P&B e colorida) Ficha do IPHAN/ 13ª Coordenação Regional, assinada por Ronney Leite Brito, referente à Análise do Estado de Conservação do Acervo/ Museus Vinculados 13ª CR, datada de 16/01/1996.
Data de produção
Século XVIII/XIX
Local de produção
Minas Gerais
Dimensões - altura
77,2
Dimensões - largura
30,5
Classificação
Autoria
Não identificada
Número de registro
200
Museu
Código de identificação na Brasiliana
144737ad109a9c9dc55c09dfe419a928
ID origem
31652
Coleção
Cidade
UF
Material/Técnica
douramento | entalhe | folha de ouro | madeira | pedra | policromia | recorte | tinta | vidro