MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ITAIPU

NITERÓI – RJ

O Museu de Arqueologia de Itaipu está sediado nos remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa, instituição fundada no começo do século XVIII. Seu acervo é composto por objetos museológicos, arquivísticos e bibliográfico. A principal coleção museológica do MAI começou a ser formada antes mesmo de sua criação, através da iniciativa do arqueólogo amador Hildo de Mello Ribeiro que, ao longo das décadas de 60 e 70, coletou, por iniciativa própria, itens no sítio da Duna Grande. A Pesquisa de Salvamento de Itaipu, em 79, também contribuiu para formação do acervo, através da produção dos blocos testemunhos do Sambaqui de Camboinhas.  Ainda no âmbito da pesquisa arqueológica, trabalhos realizados no espaço do antigo Recolhimento também foram responsáveis por parte significativa do acervo do museu. Integram a coleção museológica, ainda, doações de particulares e da comunidade do entorno.

Site oficial: https://museudearqueologiadeitaipu.museus.gov.br/
Museu de Arqueologia de Itaipu no Museusbr